top of page
RIEDET.png
RIEDET.png
HISTÓRIA

Em 2017, durante o XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), realizado em Florianópolis, foi organizada pela Profa. Suzani Cassiani uma reunião em que estiveram presentes Prof. Bruno Monteiro (UFRJ), Profa. Suzani Cassiani, Prof. Celso Sanchéz (UNIRIO), Prof. Roberto Dalmo (UFU), Profa. Maria Paula Meneses (Universidade de Coimbra), além de outros (as) pesquisadores (as). 

Nesse encontro, se consolidou a ideia de organização de um livro no intuito de promover a consolidação de uma rede internacional de pesquisadores e ao mesmo tempo, promover um amplo debate sobre o tema da decolonialidade entre pesquisadores (as) da área de educação em ciências na América Latina. A partir da interlocução entre vários grupos de pesquisa (LINEC, GEASUR, DICITE, entre outros) partimos para a organização e publicação de um livro, em 2019, buscando materializar reflexões teóricas e práticas sobre as potenciais relações entre o território da educação em ciências e os estudos decoloniais. 

Num segundo momento partimos para organização de uma rede internacional com objetivo de provocar reflexões no território da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades de enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, com vistas as questões culturais, éticas, políticas, científicas e ambientais. Outros objetivos apontam para os debates sobre novas metodologias de ensino e programas formativos voltados para valorização das identidades, culturas, saberes tradicionais, direitos humanos e do meio ambiente sintonizados com a pauta de luta anticolonial que se contraponha aos mecanismos de dominação, reprodução das desigualdades sociais e aos diversos epistemicídios empreendidos pelas estruturas sociais hegemônicas, seus discursos e ações.

IMG-20170705-WA0010.jpg
IMG-20170705-WA0011.jpeg
IMG-20170705-WA0014.jpeg
IMG-20170705-WA0009.jpg

Imagens: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - Florianópolis/ SC - 2017

Suzani Cassiani, Celso Sánchez, Bruno Monteiro, Maria Paula Meneses, Roberto Dalmo, Alessandro Barbosa, Irlan von Linsingen, Samuel Urban, Marcelo Stortti e Grupo de Pesquisa DICITE

bottom of page